Conselhos para evitar a queda de cabelo Conselhos para evitar a queda de cabelo

Conselhos para evitar a queda de cabelo

Algumas cenas dignas de um filme de terror são escovar o cabelo e ver uma grande quantidade de cabelos na escova ou encontrar a almofada cheia deles. SOS!

Evitar a queda de cabelo é algo que, durante anos, parecia ser uma preocupação quase exclusiva dos homens, mas que, na realidade, também afeta muitas mulheres. É importante deixar claro que, embora seja necessário prevenir e tratar a queda capilar, o cabelo, pela sua própria natureza, tende a cair. Todavia, existem truques para evitar a queda de cabelo. Por que motivo cai o cabelo? O que posso fazer para que o meu cabelo não caia? Comecemos pelo princípio.

Como é o crescimento do cabelo?

O ciclo de vida do cabelo dura entre dois e seis anos. Quando um cabelo cai, outro nasce. Quando isto não acontece, percebemos que a nossa densidade capilar é cada vez menor. Não entres em pânico! Cada fio de cabelo cresce de um folículo piloso e o seu ciclo é independente do resto. Por isso, o cabelo não cresce ao mesmo tempo e há sempre mais ou menos a mesma quantidade.

Quando um cabelo chega à fase final, é quando podemos perdê-lo a pentear-nos ou a lavar a cabeça. O problema surge quando isso ocorre e não se inicia um novo ciclo, por isso é necessário favorecê-lo.

Quais são as causas mais comuns da queda de cabelo?

Stress, má alimentação, alterações hormonais, toma de certos medicamentos, etc. Se tiveres uma perda de cabelo alarmante e não notares melhorias, deves consultar um médico para que te aconselhe a melhor solução para o problema. No entanto, se a tua perda de cabelo for sazonal, podes pôr em prática algumas recomendações que te ajudarão a atenuar este problema. 

Como travar a queda de cabelo?

O cabelo não escapa à importância de ter hábitos diários saudáveis para ter um melhor aspeto. Toma nota destes conselhos que te ajudarão a travar a queda de cabelo.

  • Deves adotar uma alimentação saudável e equilibrada, com proteínas, vitaminas e ferro, pois assim o cabelo cresce com os nutrientes necessários. Os vegetais de folha verde, as frutas e os cereais integrais são essenciais numa alimentação rica e saudável.
  • Controla a temperatura da água para não estar demasiado quente ao lavares o cabelo. É preferível optar por água morna ou até mesmo fria.
  • Tenta não desembaraçar o cabelo quando estiver molhado. É melhor penteá-lo antes da lavagem porque quando está húmido fica mais frágil.
  • Utiliza secadores e outras fontes de calor de forma esporádica e aposta na secagem ao ar. Usa um protetor térmico, adequado para todos os tipos de cabelo, e acrescenta à tua rotina de lavagem um cuidado extra para o couro cabeludo em formato de sérum ou máscara.
  • Não abuses dos penteados muito repuxados: rabos de cavalo, tranças, etc. A pressão constante a partir da raiz do cabelo pode levar à queda. Tenta soltar o cabelo especialmente quando dormes.
  • Não vás para a cama com o cabelo húmido, porque durante a noite este não areja adequadamente e ficará danificado.
  • Massaja o couro cabeludo. Tenta fazê-lo todos os dias antes de ir dormir. Dessa forma, consegues estimular a circulação sanguínea e isso vai ajudar a evitar a queda.
  • Cuida da tua rotina de lavagem capilar. É aconselhável lavar o cabelo com shampoos adequados ao tipo de cabelo. 

Como fazer uma correta rotina de cuidado capilar para evitar a queda* de cabelo?

Recomendamos o shampoo Vitamin Force, da Garnier. Enriquecido com vitaminas, fará com que o teu cabelo ganhe mais força. 

A gama Vitamin Force inclui também um condicionador, um creme sem enxaguamento e um tratamento antiqueda* à base de vitamina C e biotina para fortalecer o cabelo da raiz até às pontas.

* Queda devido a quebr