Ácido Hialurónico e Vitamina C: devemos combiná-los na nossa rotina?
São ambos habituais nas rotinas de beleza que adoramos, mas... será que se pode combinar o ácido hialurónico e a vitamina C?
Por um lado, um mantém a pele totalmente hidratada, enquanto o outro ajuda a combater as rugas e as manchas escuras, mas... será que podemos combinar os dois?
Ambos os ingredientes ajudam a cuidar da pele e a retardar os efeitos do envelhecimento e da exposição a agentes externos como o sol.
No entanto, ao escolhermos os produtos, é importante verificarmos sempre se todos os componentes que vamos utilizar são compatíveis no dia a dia. Talvez por isso, combinar ácido hialurónico e vitamina C na rotina é uma das dúvidas mais comuns na rotina de beleza.
Quais são os benefícios do ácido hialurónico?
O ácido hialurónico é uma substância que o organismo produz naturalmente em partes do corpo como os olhos, a pele e as articulações. Graças a ele, os nossos tecidos e ligamentos mantêm-se elásticos e flexíveis.
Mas não é só isso: as suas propriedades na pele fazem dele um dos componentes mais utilizados nos produtos de cuidado dermatológico e as suas aplicações são muito variadas.
Entre os seus benefícios, verificamos que o ácido hialurónico ajuda a retardar o aparecimento de rugas e sinais de envelhecimento, rejuvenescendo e melhorando o aspeto da pele. Também estimula a produção de colagénio e elastina, o que mantém a pele hidratada, elástica e muito mais bonita.
Quais são os benefícios da Vitamina C?
A Vitamina C é um elemento indispensável no cuidado da pele, graças às suas propriedades que atuam no crescimento e reparação dos tecidos. Está presente numa infinidade de processos naturais do nosso corpo, como a formação de colagénio (bem como de ácido hialurónico), a absorção de ferro e o bom funcionamento do nosso sistema imunitário, entre muitos outros.
Mas se há algo que torna a Vitamina C realmente especial e a razão pela qual está presente em milhares de produtos de cuidados da pele, é o facto de ser um dos mais importantes antioxidantes, protegendo contra os danos dos radicais livres e dos efeitos de agentes externos como a poluição.
Como utilizar a Vitamina C e o Ácido Hialurónico em conjunto numa rotina de beleza?
Combinar o ácido hialurónico e a vitamina C na nossa rotina de cuidados da pele é uma óptima ideia que nos pode dar resultados notáveis quando se trata de proteger a nossa pele.
Ambos, quando se complementam, são capazes de levar a cabo um cuidado anti-envelhecimento muito eficaz, pelo que é possível combinar a vitamina C com o ácido hialurónico. Mas para o conseguir, é necessário saber como aplicá-los e em que ordem e situação.
O que se aplica primeiro, o Ácido Hialurónico ou a Vitamina C?
O que afeta a ordem de aplicação, neste caso, é o tipo de produto. Na tua rotina de beleza, ao combinares o ácido hialurónico e a vitamina C, é melhor seguires uma regra geral para todos os tipos de produtos, dependendo da sua consistência.
Assim, os séruns devem ser aplicados antes dos cremes: começa com os que têm ingredientes ativos, como os produtos com Vitamina C, e termina com os que são mais hidratantes, como o Ácido Hialurónico.
Além disso, deves aguardar que um produto seja absorvido antes de aplicar o seguinte, e finalizar a tua rotina de beleza com um creme com proteção solar para proteger a tua pele dos raios solares e prevenir o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce.