imagem artigo garnier haircolor imagem artigo garnier haircolor

Coloração permanente rosa: 5 dicas para cuidares do seu cabelo pintado!

Os rosas e roxos vivos e todo um arco-íris de tons estão cada vez mais populares. Apesar do seu brilho inicial, estas cores podem desbotar muito mais depressa do que as convencionais. Então, estás a pensar pintar o cabelo de rosa? Segue estas 5 dicas para saberes como cuidar do cabelo pintado e manter a tua coloração permanente rosa o mais vibrante possível.

Coloração permanente rosa: 5 dicas para cuidares do seu cabelo pintado!


1. Escolhe uma coloração com base em óleo
O principal motivo para a coloração permanente desbotar é porque as moléculas de cor são removidas dos fios sempre que lavas o cabelo. A maior parte das colorações é solúvel em água, por isso é fácil dissolverem-se quando os cabelos são enxaguados, levando consigo a sua cor brilhante. Por oposição, as colorações à base de óleo não se dissolvem na água e duram muito mais no teu cabelo. Além disso, o óleo não só nutre o teu cabelo como também potencia a distribuição de cor dando-lhe resultados mais vibrantes. Para uma coloração rosa permanente à base de óleo, experimenta Olia Bold 7.22, Rosa Neon  ou, para tons mais acobreados, Olia Bold 7.40 - Acobreado Intenso, ambos feitos com 60% de óleos naturais de flores.

2. Mantém o teu cabelo em boas condições
Saber como cuidar do cabelo pintado é essencial para manteres a tua coloração rosa vibrante. O cabelo danificado é mais poroso o que significa que tem mais fissuras que as moléculas de cor podem atravessar. Mantém o teu cabelo forte usando regularmente condicionadores e tratamentos desenhados para fortalecer o teu cabelo, preenchendo todas as falhas deixadas por danos anteriores.

3. Usa produtos seguros para cabelo pintado
Por vezes, até mesmo o teu condicionador favorito de todos os tempos, que funcionava perfeitamente quando ainda tinhas a tua cor natural, deve ser deixado na prateleira depois de pintares o cabelo. Alguns condicionadores – formulados para hidratar o cabelo – podem realmente deixar que muita água penetre nos fios coloridos, permitindo que a cor flua para fora do cabelo. Também os champôs que não são indicados para cabelo pintado podem retirar a tua cor rosa. Por outro lado, os produtos para cabelo pintado são concebidos para dar ao teu cabelo a hidratação e nutrição necessária sem comprometer a tua cor. 

4. Protege o cabelo da luz solar forte 
Depois de 96 horas de radiação UV, a cor do cabelo começa a degradar-se. Isto não é muito problemático em regiões menos solarengas, o que não é o nosso caso. O melhor é mesmo jogares pelo seguro e verificares se os teus produtos de cuidados capilares possuem alguma proteção UV para proteger a tua cor rosa.

5. Usa o mínimo de calor possível
Todos sabemos que o cabelo pintado é mais vulnerável a danos pelo calor. O que a maior parte das pessoas desconhece é que, quando o cabelo é clareado, os danos pelo calor também podem provocar descoloração. Protege a tua cor (e o teu cabelo) da descoloração usando o mínimo de calor possível. Mantém as temperaturas o mais baixas possível, não deixes alisadores e modeladores no teu cabelo mais do que alguns segundos, e tenta usar calor o menos frequentemente possível. 
Se seguires estas dicas, a tua bonita coloração permanente rosa manter-se-durante cerca de 6-8 semanas – ou pelo menos até precisares de uma nova transformação de cor.