Como Pintar o Cabelo em Casa: Passo-a-passo
Quantas vezes já pensaste em mudar e experimentar uma nova cor de cabelo? Não esperes mais tempo, esta é a altura ideal para arriscar, renovar e, por fim, brilhar, começando pela forma mais fácil e instantânea de o fazer – pela cor do teu cabelo! Mas antes, é preciso seguir algumas regras e passos para garantir que nada falha.
1. Regras são regras
Nem todas as colorações caseiras se devem aplicar da mesma forma, e por vezes também não é tão fácil como tirar da embalagem, aplicar no cabelo, esperar e tirar. Por isso, o primeiro passo deve ser ler (bem) as regras de utilização.
2. O Histórico do teu cabelo
A primeira coisa que deves saber é que há vários tipos de tintas para as várias necessidades do teu tipo de cabelo. O resultado só vai ser natural e sem falhas se usares uma tinta adequada ao teu tipo de cabelo.
3. O Teste Alerta de Alergia
Faz o Teste à Sensibilidade ou Teste da Alergia: aplica atrás da orelha um pouco do produto que vais querer usar e espera 48h para ver se sentes alguma irritação. Se sentires comichão ou irritação na pele, não deves pintar o cabelo.
Efetua sempre o TESTE ALERTA DE ALERGIA 48 horas antes de cada utilização dos produtos de coloração, uma vez que as alergias podem desenvolver-se repentinamente, mesmo se já utilizaste antes um produto de coloração. Este teste constitui uma precaução importante e credível quando realizada nas condições abaixo indicadas:
- Retirar os brincos - Aplicar atrás da orelha, com a ajuda de um cotonete, uma quantidade suficiente do creme colorante não misturado de forma a cobrir uma superfície de 2cm2 (i.e. do tamanho de uma moeda pequena). Deixar secar. Fechar cuidadosamente o creme colorante e conservar para utilização após 48h.
- Esperar 48h sem lavar, cobrir ou tocar. Se, durante este período, constatares reações anormais, tais como comichão, vermelhidões ou inchaço na zona testada ou no seu contorno, não deves aplicar a coloração.
4. Não poupes na coloração
Não poupes na quantidade de tinta que vais usar, ou seja, se tens o cabelo curto, uma caixa de tinta deverá ser suficiente. Se tens o cabelo com comprimento médio, longo ou volumoso o indicado serão duas embalagens do produto de coloração que escolheres, para que não arrisques a ficar com falhas na coloração.
5. Escolher a cor
Escolher a cor é um dos passos mais importantes. Afinal de contas, é assim que o teu cabelo vai ficar durante algum tempo!
Experimenta o nosso Simulador de Cor e vê como irás ficar com a tua nova cor de cabelo.
6. Materiais
Para pintares o teu cabelo em casa, vais precisar dos elementos que se encontram dentro da embalagem do produto: 1 Par de Luvas, 1 Frasco Aplicador de Leite Revelador, 1 Tubo de Creme Colorante Nutritivo e um 1 Frasco de Tratamento Reparador. Para além disso vais precisar de uma toalha, recomendamos-te que seja escura.
Dica: A melhor forma de evitares ficar com manchas de tinta no rosto, nas áreas à volta do cabelo, é passar um pouco do creme do Frasco de Tratamento Reparador nessa zona do rosto.
7. Aplicação da coloração
Estamos prontos para começar, põe as luvas e vamos ao trabalho!
- Divide o cabelo em quatro partes com uma risca da testa até à nuca e outra de uma orelha à outra;
- Mantém as luvas colocadas e faz a aplicação da mistura com o Frasco Aplicador, começando pelas raízes, usando a extremidade do frasco para separar o cabelo risca por risca (se nalgum momento a mistura cair sobre a tua pele, limpa-a com a ajuda de uma toalha húmida);
-
Começa por aplicar a tinta na zona das raízes e parte superior (porque precisa de mais tempo de
atuação);
Dica: Deixa atuar a aplicação nas raízes e parte superior durante 25 minutos. Se o teu cabelo for
resistente
ou se tiver muitos cabelos brancos, deixa atuar 35 minutos, antes de iniciares o resto da aplicação
nos
comprimentos. Isto irá ajudar a evitar que a raiz fique mais clara do que o resto do comprimento do cabelo.
- Aplica o resto da mistura nos comprimentos e pontas. Massaja para impregnar bem a mistura em todo o cabelo de
forma uniforme. Deixa atuar durante 10 a 15 minutos. Respeitar o tempo indicado na embalagem é
essencial.
8. Deixar atuar mais tempo não significa ficar com a cor mais intensa
Como falámos em cima este é um ponto muito importante, respeita sempre o tempo que vem indicado na embalagem! Se assim não o fizeres, a cor poderá não ficar como pretendes e até pode prejudicar a sua fixação.
9. E depois?
- Com as luvas ainda colocadas, deita um pouco de água morna no cabelo e massaja ligeiramente para emulsionar a mistura.
- Passa abundantemente por água até que esta saia completamente limpa. Presta especial atenção à linha de limite do couro cabeludo e atrás das orelhas.
- Aplica uma porção generosa do Tratamento Reparador sobre o cabelo.
- Relaxa durante 2-3 minutos enquanto o tratamento penetra.
- Passa abundantemente por água.
- Seca o cabelo da forma habitual... e admira o resultado!
- Dica: Conserva o frasco de Tratamento Reparador para mais 2 utilizações.