diferença pontos negros, acnes e borbulhas diferença pontos negros, acnes e borbulhas

Pontos negros, acne e borbulhas: quais as diferenças e como as combater?

As imperfeições de pele podem deixar-nos desesperados, prontos a correr tudo à procura do produto mais agressivo e dar cabo da nossa autoconfiança. Quer tenhas borbulhas ocasionais ou uma luta duradoura com as imperfeições da tua pele, é importante perceber com que tipo de borbulhas estás a lidar.

Pontos negros, acne e borbulhas: quais as diferenças e como as combater?

Qual a diferença entre pontos negros e outras imperfeições?

Todas as imperfeições provocam alterações cutâneas, mas enquanto algumas parecem avermelhadas e mais marcadas, outras são menos visíveis. Comecemos pelos pontos negros que resultam, em grande medida, de poros obstruídos. Estão logo debaixo da superfície da pele, e tal como o nome indica, têm uma extremidade preta.  Ocorrem nos folículos sebáceos que, uma vez bloqueados ou expostos a bactérias, assumem esta tonalidade. Por sua vez, os pontos brancos assemelham-se aos negros pois também são causados por obstruções sebáceas, mas neste caso, estão inteiramente debaixo da superfície da pele, não entrando em contacto com o ar. Contudo, criam uma pequena, e por vezes dolorosa borbulha. Já a acne tem uma origem mais profunda ocorrendo debaixo da superfície da pele e as borbulhas que origina são acompanhadas por uma sensação latejante e dolorosa e, ao contrário das borbulhas mais comuns, estas não têm cabeça. A acne pode estar também relacionada com desequilíbrios hormonais. Atenção, seja qual for o caso, não deves espremer as tuas borbulhas, para não gerar inflamações ou deixar alastrar o problema para outras áreas do rosto. O termo técnico para as borbulhas é ‘póstulas’. São normalmente avermelhadas e rígidas, tendo por vezes um centro branco e amarelado – às vezes parece mesmo que estão a pedir para ser espremidas, mas é mesmo importante que resistas a esta tentação, já que pode conduzir ao aparecimento de lesões cicatriciais. 


A melhor forma de lidar com pontos negros, acne e borbulhas

Os teus hábitos diários podem ter um grande impacto na tua pele. A utilização de manhã e à noite de um produto de limpeza suave como Gel de Limpeza 2 em 1  Pure Active pode ser um ponto de partida para a tua rotina. Deves considerar também adicionar um tónico, adaptado ao teu tipo de pele, pois vai ajudar-te a eliminar as impurezas e vestígios de sujidade; a reduzir o excesso de oleosidade e a eliminar as células mortas presentes na superfície da tua pele. Um creme hidratante, como por exemplo o Creme Hidratante Pure Active Intensive é outro produto essencial, pois a pele seca pode levar à irritação e agravar o teu problema com as borbulhas – experimenta um cuidado ligeiro e adaptado que te conceda uma hidratação duradoura sem obstruir os teus poros.

Por fim, deves também incluir a proteção solar na tua rotina matinal. Dica extra: experimenta usar uma máscara facial algumas vezes por semana para manteres a tua pele fresca e revitalizada. Uma máscara de argila e carvão, como a Máscara 3 em 1 Carvão Pure Active Intensive, vai naturalmente ajudar a remover a sujidade e o excesso de oleosidade, sendo ainda uma mais-valia na prevenção do aparecimento de pontos negros. Podes também utilizá-la como esfoliante ou cuidado de limpeza! Se procuras uma solução mais direcionada, utiliza a Máscara Pure Active Carvão Peel Off Antipontos Negros ou as Bandas Antipontos Negros Pure Active Carvão, 1 a 2 vezes por semana.

Compreender a tua pele é o 1º passo para lidar com pontos negros, acne e borbulhas. Depois de perceberes todos estes termos, chegou a hora de estabelecer uma rotina de cuidados que mantenha a tua pele hidratada e equilibrada, tornando as imperfeições mais fáceis de gerir e cada vez mais um assunto do passado. 

Produtos relacionados