Probióticos

Mais frequentemente associada a alimentos e suplementos, a ideia de usar probióticos nos cuidados da pele está a crescer rapidamente nos últimos anos.

Hero Banner Image

Mais sobre os Probióticos

No entanto, é também uma das partes mais confusas da indústria – o que são exatamente os probióticos? Como atuam? O que é que eles fazem? Qual é a diferença entre pré, pós e probióticos?

As perguntas são aparentemente infinitas e, embora todos concordemos que incorporá-los na tua rotina de cuidados da pele de alguma forma só pode ter um impacto positivo, é importante entender o porquê. Descobre mais!

Probióticos
PERGUNTAS FRECUENTES
  • Na sua essência, os probióticos são uma coleção de microorganismos (geralmente bactérias ou leveduras) que podem ser integrados em diferentes tipos de produtos, como produtos cosméticos, e embora isto possa não parecer muito atraente, desempenham um papel incrivelmente importante na pele capacidade de se proteger e se defender. Nos nossos produtos cosméticos utilizamos frações de probióticos, ou seja, os microorganismos são fragmentados durante o seu processo de produção.

    Todos nós, como humanos, temos a nossa combinação única e em constante mudança destes microorganismos, conhecida como microbioma, algo de que provavelmente já ouviste falar. É único para cada indivíduo, mas encontramos os principais grupos de microorganismos em todos os indivíduos e é estável ao longo do tempo (durante anos) na maioria dos locais do corpo. Existem 2 microbiomas: o permanente que será estável ao longo do tempo e o transitório que pode ser afetado pelo ambiente em que o indivíduo se insere. O microbioma tem várias funções: regular, proteger e reparar/recuperar a pele. É importante manter o microbioma bem equilibrado para manter uma barreira cutânea ideal, uma pele que se defende melhor dos agentes agressores e que se regenera mais rapidamente, para que fique mais protegida.

  • Agora que esclarecemos o que são os probióticos, é o momento de entender o que fazem os probióticos e quais são os seus benefícios. Resumindo, o microbioma é extremamente delicado e entra facilmente em desequilíbrio. Tudo, desde a luz ultravioleta à poluição e até mesmo produtos para a pele que usas, especialmente produtos de higiene, podem afetar o microbioma da pele e causar problemas como sensibilidade, secura e, em casos extremos, acne. E é aqui que entra o cuidado probiótico da pele: ao aplicá-lo topicamente, ele ajuda a restaurar o equilíbrio da pele e a garantir que a barreira cutânea permanece o mais reforçada possível.

  • Não há como negar que os termos probióticos e prebióticos parecem confusos, especialmente quando são termos relacionados. Simplificando, os prebióticos são considerados os "alimentos" que estimulam o crescimento de bactérias boas, os probióticos são as próprias bactérias (ou microorganismos).

Descobre mais ingredientes

Ver todos os ingredientes