Como prevenir e eliminar as manchas escuras da pele?
Apareceram-te pequenas manchas escuras na pele? Aprende a tratar delas e a evitar que apareçam no futuro.
Uma das obsessões modernas é ter uma pele facial perfeita e sem manchas. No entanto, isso nem sempre é fácil de conseguir, até porque para além das espinhas e dos pontos negros, outro dos "clássicos" a evitar são as manchas que por vezes aparecem na pele.
As manchas escuras no rosto são hiperpigmentações que surgem e, desde a predisposição genética à exposição solar, podem dever-se a múltiplos fatores.
Surgem quando a pele produz melanina em excesso e forma pequenas manchas mais escuras do que o resto do tom de pele. Normalmente, não são perigosas e são muitas vezes um sinal da idade, mas se quiseres um rosto perfeito, é aconselhável tomares medidas para evitares as manchas escuras no rosto.
Por que é que aparecem manchas escuras na pele?
A primeira ação a fazer para reduzir as manchas escuras na pele é identificares a razão pela qual desenvolveste estas hiperpigmentações, de modo a poderes tratá-las e evitar o seu aparecimento no futuro. Estas são as razões mais comuns para tal:
Manchas escuras na pele devido ao sol: o sol é uma das principais causas de muitos problemas de envelhecimento e lesões dermatológicas e, por isso, nunca te deves expor ao sol sem proteção. Os raios UV estimulam a produção de melanina, que é o polímero responsável pela absorção da radiação ultravioleta nociva e pela prevenção de danos, mas uma produção excessiva dessa mesma melanina pode levar à hiperpigmentação.
Hormonas: as alterações hormonais que podem ocorrer durante a gravidez ou a toma de contraceptivos podem originar estas manchas escuras no rosto.
Utilização de produtos irritantes: a cera depilatória ou os produtos para exfoliar a pele do rosto podem causar irritações que têm tendência para remover a camada protetora da pele e levar à tal hiperpigmentação.
Tomar medicamentos fotossensíveis: alguns medicamentos, devido à sua composição, podem tornar-te sensível à luz, inflamar a tua pele e provocar o aparecimento de manchas.
Genética: muitas pessoas com um historial familiar propenso a esta condição também tendem a desenvolver hiperpigmentação.
Idade: o envelhecimento é uma das causas mais comuns de manchas na pele.
Em que zonas é comum aparecerem manchas escuras na pele devido ao sol?
Algumas zonas da pele são mais propensas a este problema do que outras.
Por exemplo, o rosto e a zona do peito tendem a ser das mais afetadas pelas manchas solares. No caso do rosto, o lábio superior e a testa são particularmente sensíveis. Na zona do peito, o decote é normalmente o mais exposto, sendo por isso a zona mais afetada.
As costas das mãos são outra parte do corpo onde estas hiperpigmentações podem aparecer, uma vez que estão mais expostas a agressões externas como os raios ultravioleta. Com o passar do tempo, a pele torna-se mais fina e delicada.
Os ombros são outra zona onde a hiperpigmentação é comum, pela mesma razão das costas das mãos.
Como eliminar as manchas escuras do rosto?
Os processos mais eficazes para reduzir as manchas escuras do rosto são geralmente os produtos dermatológicos profissionais que ajudam a eliminar o excesso de melanina da pele e ajudam a eliminar as manchas. No entanto, também está ao teu alcance prevenir e atenuar estas manchas na tua rotina diária de cuidados com a pele: limpeza, hidratação e, claro, proteção solar são os princípios básicos.