artigo suncare artigo suncare

A partir de que idade se pode começar a aplicar protetor solar nos bebés?

A utilização de protetor solar é recomendada a crianças a partir dos 3 anos, até lá a exposição solar deve ser muito cautelosa, em alturas especificas do dia, e sempre com roupas leves e frescas e um chapéu ou boné.

A partir de que idade se pode começar a aplicar protetor solar nos bebés?

Bebés até aos 3 anos de idade não devem ser expostos diretamente ao sol uma vez que o sistema de auto-proteção da sua pele ainda não está completamente desenvolvido. No entanto, pode e deve fazer passeios curtos com o bebé pela amanhã (até às 10h) ou ao final da tarde (após as 17h), usando sempre roupas leves e frescas e um chapéu ou boné. Relativamente ao uso de protetor solar, este deve ser aplicado apenas em bebés com mais de 6 meses.

Não é recomendado o uso de protetor solar em crianças com menos de 6 meses devido à maior absorção de substâncias em contacto com a pele e também pela dificuldade de ser eliminado pela imaturidade do seu sistema excretor. Para crianças entre os 6 meses e os 2 anos deverá escolher um protetor que contenha filtros físicos (micropartículas que atuam como agentes refletores dos raios solares, impedindo que a pele os absorba e protegendo-a contra os efeitos nocivos do sol), pois é mais seguro para esta faixa etária. Acima dos 2 anos o seu filho já pode usar um protetor indicado para a pele das crianças (sempre com FPS 50+), mas deve sempre consultar o seu pediatra ou dermatologista, independentemente se a pele do bebé é mais ou menos sensível. Quando aplicar protetor, não se esqueça de o fazer em casa e de uma forma uniforme sem esquecer nenhuma parte do corpo. A quantidade aplicada é muito importante por isso, para oferecer uma proteção mais segura, pode duplicar a aplicação do protetor. Não se esqueça que, de duas em duas horas ou sempre que a criança sai da água, deve renovar a aplicação.

Produtos relacionados