OS ÓLEOS NÃO SÃO TODOS IGUAIS
A categoria alargada "óleos" refere-se a qualquer substância gorda que não seja solúvel na água. Os óleos podem ser espremidos de frutos e de frutos de casca rija, extraídos de pedras e de alcatrão e destilados de raízes, ramos e flores, mas nem todos exercem o mesmo efeito. Alguns são nocivos para a saúde e outros podem melhorá-la significativamente. É importante escolheres com sensatez o óleo de beleza que utilizas no cabelo, na pele e no corpo.
QUAIS SÃO OS MELHORES ÓLEOS PARA A PELE?
A solução para tirar o melhor partido dos óleos é escolher os mais adequados. Por exemplo, apesar de antigamente a indústria cosmética preferir o óleo mineral pela sensação rica que deixava na pele, este derivado do petróleo obstrói os poros e investigações mais aprofundadas revelaram que é nocivo para a saúde humana e para o ambiente e, portanto, deve ser evitado. Para um cuidado corporal nutritivo e hidratante, dá preferência a óleos naturais como o óleo de azeitona, argão, coco e abacate, assim como à manteiga de karité.
OS MELHORES ÓLEOS PARA O CABELO NÃO SÃO GORDUROSOS
Os óleos como o de amla, abacate, azeitona e coco são todos excelentes para restaurar o brilho e desembaraçar o cabelo, quando aplicados nas pontas. Quando aplicados em pequenas quantidades, nas raízes e no couro cabeludo, podem estabilizar o couro cabeludo e potenciar o crescimento de cabelos novos, por vezes até mesmo o crescimento de cabelo onde se julgava que já não voltaria a crescer. Novos desenvolvimentos em matéria de tecnologia de coloração do cabelo estão a utilizar óleos nutritivos (como o de camélia e de girassol) como ingrediente ativo, substituindo o amoníaco nocivo por um hidratante saudável.
ALGUNS ÓLEOS ESSENCIAIS DEVEM SER UTILIZADOS COM CUIDADO
Os óleos essenciais são destilados de folhas, flores, cascas e caules de plantas. Muitos deles são utilizados em perfumaria, produtos para o cuidado da pele e na aromaterapia, mas é necessário ser-se cauteloso: apesar de os óleos de alfazema, eucalipto e árvore do chá poderem acalmar os músculos cansados e as dores nas articulações e de possuírem propriedades antimicrobianas benéficas, quando aplicados diretamente na pele, sem serem diluídos, podem provocar irritações. Utiliza moderadamente estes óleos como ingredientes de loções ou cremes ou na sua forma diluída.