produtos garnier bio produtos garnier bio

O que significa a certificação biológica ECOCERT e qual a diferença para a COSMOS?

ECOCERT vs COSMOS? Se não tens a certeza do que é certificação biológica, aqui encontras uma explicação rápida. A beleza “verde” tem dado cada vez mais passos nos últimos anos. Contudo, com tantos produtos que alegam ser biológicos será que sabe realmente o que é que está lá dentro? É aqui que entra em campo a certificação biológica. Durante vários anos na Europa, os consumidores tiveram a opção de escolha de vários rótulos biológicos cada um com seu próprio conjunto de regras e requisitos; mas finalmente, em janeiro de 2017, a certificação biológica COSMOS foi criada para uniformizar essas regulamentações e fornecer um conjunto de diretrizes para cosméticos biológicos e naturais em diferentes países.

O que significa a certificação biológica ECOCERT e qual a diferença para a COSMOS?

O que significa ECOCERT?

A ECOCERT foi o primeiro organismo de certificação a desenvolver padrões para "cosméticos naturais e biológicos". Fundado em França em 1991, a ECOCERT estabeleceu-se como uma referência mundial na certificação orgânica, especialmente para consumidores e profissionais. É por isso que a COSMOS segue as diretrizes da ECOCERT para o fornecimento, fabrico, produção, comercialização e controlo de produtos cosméticos biológicos.


O que significa a certificação COSMOS ORGANIC?

Cinco associações europeias e organismos de certificação biológics - ECOCERT (França), Cosmebio (França), BDIH (Alemanha), AIAB / ICEA (Itália) e Soil Association (Reino Unido) - trabalharam em conjunto para criar uma entidade de certificação e uniformização: COSMOS.

Para conter a assinatura COSMOS ORGANIC, os produtos devem ser feitos exclusivamente com ingredientes de uma lista “green” aprovada. Ingredientes não permitidos nessa lista incluem OGMs, parabenos, fenoxietanol, nanopartículas, silicones, PEGs, perfumes e tintas sintéticos, e ingredientes derivados de animais - a menos que produzidos naturalmente por eles, como leite, mel, etc.

Estes produtos biológicos também devem conter um mínimo de 20% de conteúdo biológico para produtos sem enxaguar, pelo menos 95% de ingredientes naturais e, quando possível, promover o uso de ingredientes de fontes renováveis. Por exemplo, o Creme Hidratante Nutritivo de Argão e o Gel de Limpeza Detox Erva-Limão , como outros produtos da gama Garnier Bio, usam ingredientes naturais biológicos e veganos, ambos eticamente e ecologicamente adquiridos.

Outro requisito para obter o selo de aprovação COSMOS está relacionado com a embalagem que deve ser ecológica, reciclável e reduzida ao mínimo. Para o seu fabrico, deve ser estabelecido para o local de produção um plano de gestão de resíduos ambientais e uma auditoria anual das empresas registadas, fornecedores e fabricantes para garantir que todos os requisito COSMOS são cumpridos.

Agora, a gama Garnier BIO está feliz por fazer parte dos produtos certificados COSMOS ORGANIC e por torná-los mais acessíveis a todos. Todos os produtos Garnier BIO têm os selos ECOCERT e COSMOS ORGANIC nas suas embalagens para garantir qualidade e compromisso com os cuidados com a pele verdadeiramente biológicos. Clique aqui para saber mais sobre os produtos Garnier BIO.